Uma das maiores dificuldades que os profissionais enfrentam em uma entrevista é vencer a sua própria timidez..
Hoje, as empresas buscam profissionais com habilidade de comunicação capazes de desenvolverem um relacionamento interpessoal positivo além da capacidade de trabalhar em equipe; pessoas otimistas, dinâmicas, assertivas etc. Estas dentre outras exigências, não deixam qualquer espaço aos tímidos.
É sabido que a maioria das pessoas tímidas receiam as entrevistas porque estas obrigam ao candidato se expor, abordando suas questões pessoais aflorando todo o seu sentimento de insegurança com relação ao seu desempenho profissional e pessoal, enfatizando as características negativas, reforçando a tendência natural à autocrítica, despertando sua consciência acusativa o que demonstrará um certo pessimismo para com a situação atual.
Este profissional excessivamente tímido, pode ter o domínio técnico, entretanto não sabe explicitá-lo ou apresentar todo o seu potencial, sua timidez impede a expressão de uma simples idéia, tornando-a uma pessoa prolixa, detalhista e cansativa e com isso todo o seu marketing pessoal fica comprometido, dificultando assim sua aprovação em um processo seletivo.
Seguem algumas dicas para dominarmos nossa timidez:
• Prepare-se de maneira adequada para as entrevistas de emprego, existem questões chaves que devem estar na “ponta da língua” a ponto de você poder narrar sem hesitação:
Conte-nos sobre seu histórico profissional.
Por que você foi demitido(a) do seu emprego anterior?
Fale sobre seus pontos fortes e fracos?
O que você mudaria em você?
Qual o seu objetivo nesta empresa?
Por que devemos contrata-lo(a)?
• Pratique as entrevistas. Simule-as. Grave-as fita K7 ou se possível em vídeo. Analise-se friamente e confira como se sente - dinâmico ou parado; autoconfiante ou amedrontado; nervoso ou calmo; convincente ou enrolador.
• Seja realista. Não exagere nas suas expectativas e nem sobre suas credenciais.
• Seja você mesmo. Não finja autenticidade.
• Uma vez concluída a entrevista, avalie-a racionalmente
• Combata a ansiedade pós entrevista, não fique “ruminando” sobre o que falou ou deixo de falar, aprimore-se para as próximas!
• Tenha sempre diante de si mesmo:
todos os candidatos têm medo de fazer entrevistas.
todos os candidatos, exceto um (o escolhido - e este pode ser você), serão rejeitados para o cargo.
“Pesquisas indicam que profissionais tímidos geralmente demoram não apenas a conquistar uma nova colocação, mas também a desenvolver uma carreira rápida e auto-sustentada.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário